A Empresa
A empresa Aguardente Itauninha Ltda. ME, foi fundada em 1988 pelos irmãos Frigini, que já eram produtores de cachaça desde os meados da década de 50, herança deixada pelo patriarca da família, o senhor Leocidio Francelino Frigini, no município de Aracruz – ES.
No ano de 1988 o senhor José Geraldo Frigini foi se dedicar a fabricação de aguardente de cana no município de Conceição da Barra – ES, junto de sua esposa, a senhora Veronica Cuzzuol Frigini e suas filhas. Desde então a família, com muito trabalho e dedicação, foi estruturando e fazendo melhorias no alambique que possuía estrutura precária até chegar à estrutura atual.
Antigamente a estrutura contava com cobertura apenas na área de moagem e destilação, uma coluna e quatro panelas de destilação, maioria da tubulação em ferro, dornas em ferro fundido, máquina a vapor para moagem e engarrafador sem cobertura. Não possuía local apropriado para guardar os equipamentos, veículos e maquinas, muito menos para os litros e ferragens em geral, também era desprovido de organização. Não se esquecendo de mencionar que o pátio era totalmente imundo, com sacolas plásticas espalhadas, cacos de vidro em locais desapropriados e também espalhados, muito mato sem capina, animais circulantes, como patos, gansos, cachorros, gatos e galinhas. O vinhoto era jogado a céu aberto, em um poço em terra, sem piso e nem cobertura.
Atualmente a realidade é bem diferente. Todo o alambique é coberto com telhas em alumínio, possui refeitório, vestiário e banheiros sempre limpos e próprios para o uso, escritório e almoxarifado com teto em laje pré-moldada, piso frio, sistema de monitoramento em toda área externa e algumas internas. A estrutura física e visual da área de lavagem, engarrafamento, rotulagem e estocagem alterada, contando com área totalmente coberta com laje pré-moldada, piso monolítico, paredes claras e com cerâmica até certa altura, janelas em vidro e telas em alumínio, portas sempre fechadas, ventilação e iluminação artificial.
Possui também cobertura da esteira alimentadora, garagem para os veículos e equipamentos, construção de local para a armazenagem de combustível, lubrificantes, graxas e óleos em geral, deposito para adubo, litros e ferragem, sistema lavagem e filtragem da fuligem, as dornas de fermentação foram trocadas por de fibra e a área de fermentação com piso em granito, possui também um tanque de resfriamento da água dos trocadores de calor para melhor otimização da mesma, muro em toda a área industrial, construção de um sistema de descarte de vinhoto com integração diretamente a lavoura com o auxilio de um caminhão tanque, acesso a internet, enfim, independência em equipamento e material desde o plantio até a logística de entrega.