PROCESSO DE PRODUÇÃO DA AGUARDENTE
1 - Processo de Colheita da Cana
O processo começa a partir do plantio da cana-de-açúcar, e ao longo de todo ano é feita uma colheita da mesma, é feito um controle da matéria prima, para que a mesma seja cortada e processada na época correta de maturação.
A colheita da Aguardente Itauninha é, toda manual. A cana é colhida e limpa ainda no campo e processada após o corte.
Depois de Colhida, a cana é processada em até 48 horas preservando a integridade da mesma.
2 - Moagem
Ao chegar à indústria, a cana passa por um processo de picagem e desfibramento para elevar ao máximo a taxa de extração da sacarose. Logo depois o material desfibrado passa pelo processo de moagem e esmagamento.
3 - Fermentação
O processo de fermentação é onde as leveduras transformam a sacarose contida no mosto (caldo preparado para fermentar) em aguardente.
A assepsia deste processo é fundamental para produção da aguardente de alta qualidade.
A fermentação ocorre em tanques preparados para tal processo, propiciando controle de temperatura e de fácil limpeza.
4 - Destilação
A destilação é efetuada de forma que o produto obtido preserve o aroma e o sabor dos principais componentes contidos na matéria-prima e daqueles formados durante a fermentação.
O processo é realizado em panelas e continuos de aço inoxidável num processo continuo que proporciona o aroma e sabor de qualidade e uniformidade.
5 - Resíduos (Aproveitamento de Resíduos)
O Processo de produção da Aguarente Itauninha incorpora técnicas de reaproveitamento dos resíduos no próprio processo produtivo, resultando em uma unidade sustentável e com preocupação no meio ambiente.
6 - Padronização
A Aguardente Itauninha é produzida na sua própria destilaria e transportada para os tanques de armazenamento onde fica em repouso após cumprir a padronização devida.
7- Envasamento
O processo de envasamento é realizado em garrafas retornáveis e novas assim como garrafas PET. As garrafas retornáveis passam por um rigoroso processo de lavagem em um equipamento adequado que assegura a limpeza.
Após a lavagem, os vasilhames passam por inspeção e logo depois seguindo para o envasamento e novamente passa por uma inspeção.
Após o envasamento da bebida, as garrafas recebem as tampas, os rótulos e identificação do lote para sua rastreabilidade. Em seguida são acondicionadas e armazenadas.
8 - Logística
A Aguardente Itauninha é armazenada em galpão que segue a risca as recomendações e adequações dos órgãos fiscalizadores, e depois são transportadas para seus clientes.
*Imagens meramente Ilustrtativas